Ocorreu durante o dia 21 de outubro no auditório da Clínica Escola do Centro Universitário Vale do Salgado o Seminário Intersetorial sobre cuidados à população em situação de rua: a visibilidade invisível, a partir de uma parceria realizada entre os cursos de Psicologia, Direito e […]

29/10/2019 22:17 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

Ocorreu durante o dia 21 de outubro no auditório da Clínica Escola do Centro Universitário Vale do Salgado o Seminário Intersetorial sobre cuidados à população em situação de rua: a visibilidade invisível, a partir de uma parceria realizada entre os cursos de Psicologia, Direito e Serviço Social e o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS)/ Icó.

Para tanto foi pensado um evento com o objetivo de dar visibilidade a População de Rua do município e ao mesmo tempo propor estratégias intersetoriais de atuação que possam desenvolver ações nos âmbitos da saúde, assistência social, cultura e segurança. Durante o evento foram tratadas questões sobre as políticas de saúde, assistência social e o direito a cidade, além de ser explanada uma breve cartografia sobre essa população no Icó. Posteriormente foi realizado grupos para pensarem e discutires propostas que ao término do evento foram votadas para serem postas em execução, dentre elas foi votado a criação de um comitê especializado à população em situação de rua integrando toda a rede intersetorial do Icó.

Durante o evento contou-se com secretários municipais, representantes do ministério publico, polícia militar, pastoral, hospital regional, lideres locais, dentre outros, além de possibilitarem aos discentes uma discussão multiprofissional sobre a temática, contribuindo eles para as propostas elencadas.

O evento teve também um viés solidário, o qual destinou os alimentos arrecadados através das inscrições, às famílias carentes do município de Icó, aquelas que são atendidas pelos CRAS.

O evento foi bastante frutífero, além de discutir a temática, ao que parece, foi o primeiro a acontecer com proposta intersetorial no interior do Ceará.

Coordenadores do evento: Gabrielly Santos – Docente do curso de Direito, Raquel Alencar – docente do curso de serviço social, Vanessa Carvalho e Welison Santos – docentes do curso de Psicologia.